terça-feira, 12 de novembro de 2013

PARADOXO EM ATOS: NÃO AMALDIÇOE A ESCURIDÃO - Uma reflexão sobre a JUVENTUDE E A CULTURA

A convite da escola da cidadania, tivemos a oportunidade de fazer a esquete: "Não amaldiçoe a escuridão" uma releitura das ultimas cenas do espetáculo ANGELA - Nos Fragmentos de Uma Chama!
Como se propaga a paz? Qual a solução? Julgar os que estão na vulnerabilidade social? Jugar aqueles que estão as margem da violência? Os que estão a beira de abismos e acham que a saída é se entregar aos vícios para se libertar de angustias e da dura realidade?
Esses e uma serie de outros questionamentos e respostas fizeram parte da intervenção, que além de dar inicio ao evento, também nos lembrou que antes de mudar o mundo temos que mudar a nos mesmos e deixarmos de nos acomodar e começarmos a nos incomodar com o que esta errado, para então tomar providencias, atos singelos fazem a diferença, mas quando a ação é conjunta os resultados podem ir além do esperado, pois como diz um provérbio africano que nos move: "gente simples, fazendo coisas pequenas, em lugares tão menos importantes, conseguem mudanças extraordinárias".
Abrindo a mesa de debate com ilustres presenças de jovens protagonistas em suas áreas, as quais contemplaram juventude e religião, Empreendedorismo, Articulação territorial, Politica e Cultura, esta representada pelo diretor artístico desta CIA e que nos levou a pensar na seguinte autorreflexão:
- A quase 12 anos batemos nesta tecla do que é sermos jovens e desbravadores de sonhos, achamos que nos faltou um pouco de garra em alguns momentos deste percurso, contudo gostaríamos de lembrar que muitos outros sonhadores também tiveram seus momentos de não glória, isso mesmo, sabe aqueles momentos onde o que era pra acontecer não acontece? Esse realmente é o tempo que usamos para nos descobrir como artistas arteiros e fazer uma bela introspecção no que vem a ser o nosso trabalho perante a estes novos jovens. Cia de Artes Decálogo JALC, nasce do incomodo de jovens cansados de serem rotulados por gostarem de fazer arte, arte a qual não era pontuada como da periferia, arte pela cultura de paz, arte para a diversidade dos carismas, para a diversidade onde somos todos, sabe que há tempos nos questionamos sobre as caixas que colocaram os jovens e a cultura, e o que fica no ar? Será que temos a clareza de nossas forças, será que temos um ponto em comum entre tantos seres que habitam esses eixos, o que as vezes nos torna diferente de muitos é essa nossa espontaneidade e criatividade para superação da adversidade, no entanto esses pontos não são sanados já que por anos isso vem a ser a nossa rotina, a nossa caixinha de fazer o dever do outro e ainda acharem que fazemos favores ou coisas similares, sim reforço que acabamos desenvolvendo o processo do estado em garantir cultura em nossa região e a partir disso voltemos a nossa reflexão para entendermos melhor o que vem a ser esta junção de juventude e cultura para as próximas gerações; Aproveitamos para convidar a todos para o dia 18/11 às 19h a parte 2 deste encontro que ainda vai dar muito "pano na manda"!

Nous allons JALC Décalogue, il est nécessaire de l'être!

Nenhum comentário:

Postar um comentário