sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Natal Iluminado 2013



E foi com muita alegria e diversão que a Troupe dos Clowns Anônimos encerrou com chave de ouro a temporada 2013 da CIA de Artes Decálogo JALC e o evento escolhido foi nada menos que o Natal Iluminado, organizado pela prefeitura de São Paulo no Jardim São Luis, numa tarde maravilhosa de sol, muitos moradores puderam voltar a ser criança e muitas crianças alimentaram seus sonhos na pureza desta encantadora Troupe, e a festa ainda contou com a ilustre presença do Papai Noel e vários outros coletivos culturais importantes para a nossa região.
Aos arteiros desta CIA cabem muitos agradecimentos por dar mais sentido e cor ao Natal de todos os que estiveram por la
 


quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Rede de Democratização Cultural - Diálogo Sobre as Mudanças da Lei do VAI

Na tarde desta terça-feira a Cia de Artes Decálogo JALC na articulação das ações do Programa Decálogo de Artes iniciou trabalhos da Rede de Democratização Cultural, tal articulação que já tínha sido proposta a anos passados, mas que por uma questão de logística não pode ter continuidade, retoma as discussões primarias do acesso à Cultura e tenta na sua natureza proporcionar encontros como o do dia 17/12, que reuniu artistas de diversas áreas para entendermos melhor o programa VAI, e suas mudanças para 2014, de fato encontrar na mesma roda de cultura a galera do Hip Hop, do artesanato, dos saraus, da dança, do teatro, da cultura popular e do meio acadêmico pautando suas duvidas perante a galera da Secretaria Municipal de Cultura e partilhando os prols e contras da lei 13.640 em relação aos que já tinham sido contemplados e os que ainda estão a pensar a concorrer a tal edital foram de tamanha valia ao ponto de ser imensurável; porem prazeroso os ganhos quando nos reunimos a favor da descentralização de recursos (0,6%?) não para os nossos umbigos e sim para a valorização de fato e justa das iniciativas culturais dos jovens que estão a anos produzindo ações culturais por uma região digna e de qualidade para conosco e com os demais.

E para abrir a roda de diálogos a Cia de Artes Decálogo JALC fez uma intervenção, trazendo alguns questionamentos sobre o comportamento desleal de alguns quando o assunto envolve grana, porém o ápice esteve na menção ao Ubuntu e seus ensinamentos, que se refletiu alguns minutos depois naqueles que ali estiveram.

Nossos agradecimentos à galera que contribuiu na rearticulação da Rede:
Coletivo Fora de frequência
Espaço Casa da Rosa
Coletivo Sarau do Hercu
Cia Basalto de Artes
Fundação Getúlio Vagas
Musica Camera e Ação
Sociedade Santos Mártires
Sub Prefeitura de M. Boi Mirim
Secretaria Municipal de Cultura




terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Um rascunho em homenagem ao dia do Palhaço




A Troupe dos Clowns Anônimos gostaria de fazer uma singela homenagem aos Palhaços neste dia especial, por mais que isso possa ser irônico, já que para estes todos os dias são igualmente únicos e especiais.
Ouvimos muito o termo Palhaço sendo usado para "ofender" as pessoas, e sinceramente falando é difícil encontrar coisas que façam tanto sentido quanto a arte circense, poucas coisas são tão encantadoras quanto fazer um Clown, que embora muitos não entendam, vai muito além de pintar o rosto e contar piadas, antes de tudo é necessário tirar todas as mascaras sociais, reconstruir imagens, esquecer pré-conceitos e tentar usar o riso para desarmar os homens.
É necessário lembrar às crianças que elas ainda são crianças, é necessário lembrar o adulto que ele ainda DEVE sorrir e se divertir, é necessário usar o riso contra o que destrói a vida, é necessário usar o riso para combater o ódio e as desigualdades, num simples risos tornamo-nos todos iguais, o riso respeita as singularidades de cada um, nestes momentos até é possível esquecer que o riso é usado por alguns para descriminar. Os palhaços usam o riso para celebrar, para comemorar ou para nada, simplesmente por que é bom sorrir.
Os Palhaços respeitam os sonhos e os incentivam, para ser palhaço esquecendo as técnicas e a história, antes de tudo é preciso sonhar, é preciso buscar no seu interior a chama da infância, pois somente com a simplicidade e inocência de uma criança é possível conquista-las com espontaneidade, antes de ter é necessário ser, para depois merecer os risos e quem sabe os tão aconchegantes abraços.
Enfim, são os detalhes que tornam extraordinário este oficio, e as palavras serão sempre superficiais para descrever o seu valor, mas hoje gostaríamos de parabenizar a todos que doam o seu tempo para roubar risos e abraços, entretanto nada disso seria possível sem aqueles que acreditam. Grata por acreditarem em palhaços e por permitir que esse sonho seja possível, que tenhamos muitas outras oportunidade de ouvir um coral de risos, pois estes são como canções e que desfrutemos com igual emoção dos abraços concedidos.


sábado, 7 de dezembro de 2013

Troupe dos Clowns Anônimos - Penultima Aparição 2013

 
Pensar que a Troupe já viveu de tudo e acabar sendo surpreendido pela maravilha de encontrar crianças com os olhos cheios de brilho e abraços super demorados, que proporcionou um nirvana no picadeiro neste incrível dia...
Repleto de pipoca, algodão doce, cama elástica e muitos seres pequeninos e felizes.... Realmente fomos surpreendidos pela alegria!



segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

ANGELA Nos Fragmentos de Uma Chama - ONG BRASIL

Neste sábado 30 de Novembro, a Cia Decálogo em parceria com a Sociedade Santos Mártires, marcou presença na 5° edição do ONG BRASIL, com sua missão de contar a história de superação da violência que atingiu o Jd. Ângela em 1996, com uma belíssima apresentação do espetáculo: Angela - Nos Fragmentos de Uma Chama, a Cia emocionou a todos que estiveram por lá e puderam mergulhar nessa magnifica historia de luta e superação. O espetáculo provocou no público diversas reflexões, que em alguns momentos puderam relacionar a temática com situações atuais do país, e para a Cia foi um momento emocionante e de intenso aprendizado na luta por uma sociedade mais justa e fraterna pelos caminhos da arte.