terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Um rascunho em homenagem ao dia do Palhaço




A Troupe dos Clowns Anônimos gostaria de fazer uma singela homenagem aos Palhaços neste dia especial, por mais que isso possa ser irônico, já que para estes todos os dias são igualmente únicos e especiais.
Ouvimos muito o termo Palhaço sendo usado para "ofender" as pessoas, e sinceramente falando é difícil encontrar coisas que façam tanto sentido quanto a arte circense, poucas coisas são tão encantadoras quanto fazer um Clown, que embora muitos não entendam, vai muito além de pintar o rosto e contar piadas, antes de tudo é necessário tirar todas as mascaras sociais, reconstruir imagens, esquecer pré-conceitos e tentar usar o riso para desarmar os homens.
É necessário lembrar às crianças que elas ainda são crianças, é necessário lembrar o adulto que ele ainda DEVE sorrir e se divertir, é necessário usar o riso contra o que destrói a vida, é necessário usar o riso para combater o ódio e as desigualdades, num simples risos tornamo-nos todos iguais, o riso respeita as singularidades de cada um, nestes momentos até é possível esquecer que o riso é usado por alguns para descriminar. Os palhaços usam o riso para celebrar, para comemorar ou para nada, simplesmente por que é bom sorrir.
Os Palhaços respeitam os sonhos e os incentivam, para ser palhaço esquecendo as técnicas e a história, antes de tudo é preciso sonhar, é preciso buscar no seu interior a chama da infância, pois somente com a simplicidade e inocência de uma criança é possível conquista-las com espontaneidade, antes de ter é necessário ser, para depois merecer os risos e quem sabe os tão aconchegantes abraços.
Enfim, são os detalhes que tornam extraordinário este oficio, e as palavras serão sempre superficiais para descrever o seu valor, mas hoje gostaríamos de parabenizar a todos que doam o seu tempo para roubar risos e abraços, entretanto nada disso seria possível sem aqueles que acreditam. Grata por acreditarem em palhaços e por permitir que esse sonho seja possível, que tenhamos muitas outras oportunidade de ouvir um coral de risos, pois estes são como canções e que desfrutemos com igual emoção dos abraços concedidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário