quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Contador de Histórias


FRAGMENTOS

Fragmentos titulo sugerido para visualização do todo no que se diz respeito a arte e a educação social, dando valia ao proverbio africano “ Gente simples, em lugares tão menos importante, realizando ações pequenas, fazer transformações grandiosas”, favorecendo aos educadores sociais a oportunidade de formação artística em sua região, assim como de forma descentralizada a oferta de cursos livres para crianças, jovens e adultos no formato modular, workshop e seminários.

Sobre a Oficina

Quem conta um conto se diverte em dobro é uma sistematização dos processos utilizado por Doni Araujo em suas contações de histórias que mistura técnicas de construção de personagens teatrais ao resgate as tradições populares como a de contar história, com a proposta de nos encontrarmos com a essência do ser atemporal, da partilha entre os povos, e dos  conceitos culturais extraídos da literatura universal.

Período 

30/09 a 28/11


Objetivo Geral

Mediar encontros de troca de saberes para construção de metodologias para novos contadores de histórias

Objetivos específicos:

·         Promover o diálogo e a interação entre contador e publico
·         Refletir sobre as relações dos contos no agir interpessoal
·         Realizar jogos dramáticos

Metodologia

Este trabalho aborda uma metodologia inspirada  na proposta triangular (Apreciar, Contextualizar e Praticar) de Ana Mae Barbosa em ênfase ao universo literário. Divididos em encontros 10 encontros semanais que navegaram pelos princípios de uma contação aos mistérios dos jogos dramáticos.

Investimento 

R$ 30,00/mês 

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Quebra o Coco, encontros multiculturais



(EM APOIO AO FOMENTO PERIFERIA)

Data: 19/09/2014 (SEXTA-FEIRA) às 19h00
Local: Santos Mártires, Rua Luis Baldinato - 09 Jd. Ângela

DJ Sérgio Vovô
Oficinas de Origami, Microfone Aberto, Dança, Poesia, entre outros!

Bora QUEBRAR O COCO, a cuca, a cabeça nos tempos atuais é proporcionar a ruptura do universo comodista e colocar-se a rever conceitos e propor outras ideias sobre a civilização mais humana, afetiva e participante de sua própria.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Mostra Decálogo de Artes - Os Sonhos são Incríveis...

#MostraDecalogodeArtes

Link do evento no face:https://www.facebook.com/events/663801843696467/

#MostraDecalogodeArtes
A Mostra de Teatro JALC atual Mostra Decalogo de Artes, nasceu de um sonho e mostrou que o sonho pode tornar-se realidade, ou melhor, que a realidade pode ser maior que o sonho. Atingimos a marca das dez Mostras de Teatro JALC, aos trancos e barrancos, com muito esforço e dedicação, dedicação para contagiarmos uns aos outros, para tornar aquele “pequeno” sonho individual - coletivo, esforço para descentralizar e expandir a arte que pulsava nas veias de cada um que passou nessa caminhada, à aqueles que ajudaram a realizar e principalmente aos que de coração aberto vieram prestigiar, aqueles que fizeram nossos olhos brilhar de contentamento e alegria, aqueles que aplaudiram e criticaram.
Em 2014 inicia-se um novo ciclo a Mostra Decálogo de Artes, com a temática: Os sonhos são incríveis, abrindo espaço para 10 atrações culturais, sendo o teatro a 11° em simbologia a XI Mostra de Teatro JALC, para podermos partilhar este sonho, esbarrar com novos, ampliar os de todos e quem sabe espalhar sonhos na região do Jd. Ângela.

22/08 - Abertura com Quebra o Coco "Encontros Multiculturais"

- Aula Aberta de Dança com Mari Brito,
- Vivencia cultural com Dança de Coco,
Musica, Poesia, intervenção e Contação de História

23 e 24/08 convidados:

- Produção Musical e DJ Sergio Vovô
-Exposição o Sonho JALC por Diego Ramalho
-Exposição sobre a cultura popular da E.M.E.F. Prof. Mario Marques de Oliveira
- Coletivo Fora de Freqüência
- SpClan
- Cia Cavalo de PAU
- Grupo teatral Ação e Arte
- Grupo teatral P.A.R.E
- Cia Basalto de Artes
- Grupo de Dança Aquarela Paraguaia
- Roda de Cultura com Daniel Neves de Faria (ORPAS)
- Oficinas de Origami ( Cassio Rodrigues )
Material Reciclado (Marco Augusto)
Fanzine (Sarau Comics)
- Dança Circular com Robson Batista
- Feira de Economia Solidaria com artesoes da M.Boi Mirim
- entre muitas outras surpresas

domingo, 10 de agosto de 2014

Quem conta um conto se diverte em dobro no Lual da Perseverança

A demora para escrever a matéria vem acompanhada de um ótimo argumento: não havia palavras para descrever a sensação, e então para não acabar sacrificando o encontro ou deixando-o superficial eis que surge a ideia de pedir para alguém que participou do inicio ao fim do encontro descrever como foi o momento da contação de histórias por Doni Araujo:

"Para incrementar nossa noite de Lual com os pequenos da Perseverança, tivemos um contador de Histórias, que logo de inicio já arrancou sorrisos das crianças, fingindo ser um gago muito engraçado e assim conquistou atenção de todos para as histórias das quais iria contar. O silêncio, beirava durante as histórias e a imaginação das crianças iam longe, aliás somente das crianças não, de todos nós presentes, e de cada história uma reflexão, um aprendizado para a nossa vida. Quando o encontro esta muito bom, a gente nem sente o tempo passar, e quando esta para acabar a sensação é que o tempo foi tão pouco, e foi isso que sentimos, que foi muito rápido e no decorrer de algumas histórias e o contador inicia a última história que foi a  que me deixou mais pensativa, a história de Lázaro contada por um contador de histórias foi realmente emocionante, falando sobre amizade e sobre a amizade de Jesus e Lázaro ele disse a seguinte frase que não sai da minha mente: "Quando temos um amigo e o amamos, podemos trazê-lo até da morte!" Profundo, e de fato verdadeiro, mais um ensinamento de JESUS que aprendemos e refletimos pelo contador de histórias.
Agradecemos a Cia Decálogo JALC, por fazer parte desse nosso dia e nos fazer refletir por meio das histórias."    P. A.


sábado, 19 de julho de 2014

Quebra o Coco 18/07



Realmente o coco não quer ser quebrado, assim que é retirado do mercado faz do céu água cair, pensando em adiar, sem saber quanta alegria ira causar...

Na noite da ultima sexta, o salão da Santos Mártires ficou pequeno para tamanha vontade de fazer arte, uma vibração maravilhosa e muita cantoria.
Frio? Chuva? Até foram esquecidos, nada além de celebrar a vida e cultivar a chama, chama do sonho, alegria de ser, de viver, de estar, onde naquele momento era o melhor lugar do mundo, onde aquelas pessoas eram as melhores pessoas do mundo, onde aquela
energia indescritivelmente incrível fazia com que desejássemos que não terminasse o encontro, que os saberes ali trocados se multiplicassem e atingissem a todos aqueles que por inúmeras razões não puderam

estar presentes, eternizando o terceiro Quebra o Coco, que deixa de ser "apenas" da Cia de Artes Decálogo JALC, para tornar-se universal.
Agradecimentos especiais à Dj Sérgio Vovô, Mariana Brito, Cassio Rodrigues, Sarau da Duda, Jaq (Luta Popular), Regina (Sociedade Santos Mártires), Alex Sandro Monteiro, Gilson (Clubinho Eventos) e Banda Agane.



domingo, 22 de junho de 2014

Quebra o Coco


Incrivelmente indescritível.
A noite do segundo encontro do Quebra o Coco foi absurdamente incrível, realmente não há palavras capazes de traduzir com eficacia a riqueza das trocas de saberes e da energia contagiante que emanou, fazendo com que todos embarcassem nas inúmeras possibilidades artísticas, e de fato foi lindo ver despertar novos conceitos a partir de uma breve vivencia e rico bate papo, como se ao adentrarmos aquele recinto, ultrapassando nossa sagrada mesa do coco, nos tornássemos livres de máscaras, vícios, receios e nos dedicássemos totalmente à aquele momento mágico, tornando-o único e fazendo com que novamente o sonho de unir essa diversidade cultural, festejar e quebrar o coco fosse possível.
Agradecemos imensamente o DJ Sérgio Vovô (que animou com suas musicas), O Centro São José com sua padaria comunitária (que permitiu nos deliciarmos com seus quitutes), a Cia Basalto de Artes (que trouxeram o espetáculo: Carne Seca), Cássio Rodrigues (Oficina de Origami), Mari Brito (aula aberta de forró), Humberto Gomes (desenhista), Roger - Sarau Comics Edition (Fanzine), Doni Araujo (com o conto da fogueira) e toda galera que vieram somar e alegram-nos com suas presenças, esperamos todos novamente para Quebrarmos o Coco de novo na terceira sexta-feira do próximo mês.








quinta-feira, 19 de junho de 2014

Sexta é dia de quebrar o coco!

Quebra o Coco, encontros multiculturais
(EM APOIO AO FOMENTO PERIFERIA)
Data: 20/06/2014 (SEXTA-FEIRA) às 19h00
Local: Santos Mártires, Rua Luis Baldinato - 09 Jd. Ângela

DJ Sérgio Vovô
Oficinas de Origami, Fanzine, Microfone Aberto, Dança, Poesia, entre outros!

Bora QUEBRAR O COCO, a cuca, a cabeça nos tempos atuais é proporcionar a ruptura do universo comodista e colocar-se a rever conceitos e propor outras ideias sobre a civilização mais humana, afetiva e participante de sua própria
identidade para construção dos projetos de vida e suas inúmeras possibilidades de intervenções baseados nos princípios da cultura de paz e de como podemos elucidar a arte entrelaçadas aos processos contínuos do bem viver.

domingo, 15 de junho de 2014

Primeira semana de Junho - Cia de Artes Decálogo JALC

Pra começar bem o mês, a Cia de Artes Decálogo JALC esteve presente na Romaria das Águas, dando vida a uma performance inspirada em "Angela - Nos Fragmentos de Uma Chama", trazendo um quase repente, jogral sobre questões de moradia, água e as dificuldades encontradas pelos migrantes que deixavam suas famílias e arriscavam suas vidas, vindo a São Paulo buscar condições dignas para viver.
Ainda naquela semana aconteceu o encontro da Rede de Democratização Cultural, em apoio a Lei de Fomento a Periferia, um bate papo esclarecedor e rico em trocas de saberes entre os artistas arteiros presentes, a pauta principal foi o edital Agente Comunitário de Cultura, foi possível tirar as duvidas e deixar também sugestões com a Tecnica da SMC responsável pelo edital.

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Resumo do mês de MAIO - Cia Decálogo JALC



A CIA de Artes Decálogo JALC volta a sua rotina agitada de atividades com fervor em maio, desenvolvendo de uma vez três das dez ações, neste único mês.
Pelo Fragmentos estão sendo realizadas oficinas de Hip-Hop, iniciação Teatral e Resgate lúdico a infância, nos CCA's São Joaquim, São Francisco, Copacabana e São José, as oficinas são ministradas pela Integrante Jessica Rufino. sendo que destas quatro, tres ja apresentaram os primeiros resultados, em comemoração ao dia das mães as crianças realizaram apresentações, a partir das vivencias das oficinas. Ainda no Fragmentos o co-fundador Doni Araujo, realizou um workshop na Casa Popular de Cultura de M' Boi Mirim sobre elaboração de Projetos Culturais, contando com a presença de jovens da região que somaram pra valer nesta formação, em peso esteve o Grupo Teatral Cavalo de Pau.
A Troupe dos Clowns Anônimos invadiu a Virada Cultural, esquentando o domingo frio no CEU Vila do Sol, com muitas trapalhadas estes andarilhos roubaram diversos risos e abraços do caloroso público.
E pra fechar com chave de ouro, inauguramos mais uma ação, o Quebra o Coco que agitou geral a sexta feira (23), onde nem mesmo o tempo frio foi capaz de impedir que a arte incendiasse a noite, com deliciosas comidas e bebidas, muita musica boa com o Dj Sérgio Vovô, dança com Mari Brito, literatura e exposição de sua trilogia periférica Zé Sarmento, recitação de contos com Doni Araujo e uma oficina de origami com Cássio Rodrigues, contamos ainda com convidados pra la de especiais como Jaime Crowe, os alunos do colégio Oscar Pereira Machado e o Rafael do Poesia Samba Soul. 




quarta-feira, 21 de maio de 2014

Troupe dos Clowns Anônimos na Virada Cultural 2014


Nada como estar "em casa", com os amigos e uma boa palhaçada!
Pois foi assim que a Cia de Artes Decálogo JALC participou da #ViradaCultural 2014, no CEU Vila do Sol, que mais uma vez cedeu seu palco para receber a Troupe dos Clowns Anônimos, ofertando-nos um público maravilhoso e diversificado, permitindo não só as crianças a sorrirem, mas a todos os presentes a embarcar nas alucinadas viagens desses atrapalhados andarilhos, que brincaram e interagiram de forma mágica com todos que consentiram-nos esta dádiva, agradecemos aos parceiros que também abrilhantaram os olhos e os ouvidos da comunidade e a todos os amigos, parentes, desconhecidos que doaram alguns minutos de seu domingo para que a Arte Decálogo fosse possível.


quarta-feira, 23 de abril de 2014

Via Sacra 2014 - Cia de Artes Decálogo JALC

Mais um ano a Cia Decálogo JALC, veio para contar a trajetória de um dos maiores homens que passara na terra... Através dos tableaux podemos contar em quatorze quadros, os últimos momentos da vida de Jesus.
Em cada estação podemos sentir a emoção dos fieis, que nos acompanharam desde o primeiro quadro, esse povo que subiu, desceu e até se espremeu em ruas estreitas, mas iam seguindo cada estação movidos pela fé, outros pela curiosidade e outros ainda por lealdade a essa CIA, pois temos a doze anos essa honrosa missão de contar a mais linda das histórias desse mundo...
No final valeu cada segundo parado, cada dor nos membros e músculos, cada segundo dedicado a montar e transmitir da melhor forma a emoção e comoção dos atores em poder contar e de apenas imaginar, um por cento o que veio a ser a tortura sofrida por Jesus Cristo, ao final fica a pergunta: "Será que essa tortura não existe mais ou esta presente no nosso dia a dia?"
 


segunda-feira, 7 de abril de 2014

Cia de Artes Decálogo JALC - #ParticipaCultura

Nos dias 02 e 03 de abri, com apoio da Sociedade Santos Mártires e Associação Crisã Mãe Zazá a Cia de Artes Decálogo JALC participou do #ParticipaCulura Seminário sobre o Sistema Municipal de Cultura, onde o foco das ações fora apresentadas em consonância as propostas da 3° Conferencia Municipal de Cultura e suas prioridades para a cidade, no decorrer do dia foi possível perceber como a angustia de estarmos alguns anos abandonados pelo poder público, nos colocaram aquém do que poderíamos estar no município paulistano, com comemorações de incentivos por parte da SMC, que na real já deveriam ser maiores e mais poderosos do que em alguns casos como os Pontos de Cultura e o Fundo Municipal ainda uma esperança para o futuro, como também a desigualdade na cidade em investimentos por escassez de equipamentos públicos nas periferias, pelo sucateamento das casas de cultura, pelo controle absoluto da SME dos Núcleos de Cultura dos CEUs, entre uma falta gritante de capacitações e ausências na ampliação do RH nas gestões passadas que ao vermos os resultados apresentados dos esforços muitas vezes sub-humano da conjuntura atual ficamos em xeque, não sabemos se ficamos animados com os avanços alcançados, ou se lamentamos o nosso atraso, mesmo assim vale ressaltar que iniciativas do Fórum de Cultura da Zona Leste, explode em todas as regiões de São Paulo "obrigando" as ações municipais erem olhares mais criteriosos e menos preconceituosos para os fazedores de cultura de São Paulo.